A Agenda 21 escolar reflecte o compromisso de cada comunidade escolar em desenvolver a qualidade e a sustentabilidade do centro educativo e do seu meio local, a nível ambiental e social envolvendo todos os seus membros.

Na sequência da participação nas “Xornadas de reflexión e divulgación da a21eg” iniciou-se a experiência de implementação da A21 Escolar na EBI PV.Partilhamos convosco o desenvolvimento da mesma!


sexta-feira, 3 de junho de 2011

AQUI NÃO HÁ LIXO!

Tema:
Aqui não há lixo                           

ENQUADRAMENTO: actividade de participação no projecto eTwinning “ Vamos melhorar o nosso m2” (parceria com Espanha, Turquia e França) e no projecto de implementação da A21 Escolar na EBIPV (a título experimental).

SITUAÇÃO VERIFICADA: Observamos que durante as touradas na ilha, as pessoas que se encontram nas casas a assistirem ao espectáculo, para não sujar o lugar onde se encontram, por vezes depositam o lixo na rua. Acreditamos ser possível melhorar esta situação através da sensibilização e consciencialização desta atitude.

SUGESTÃO: Se cada pessoa trouxer de casa, no bolso, um saco e lá depositar o lixo que produz, na tourada, evitaria a situação apontada . Assim seria fácil aos donos da casa onde estão, recolher o lixo e, assim a rua manter-se-ia limpa.

PLANO DE ACÇÃO:
-- No início da tourada alunos e professores da Básica Integrada da Praia da Vitória com a colaboração especial da Turma Despiste e Orientação Vocacional, acompanhados por um agente da PSP (Escola segura) irão distribuir um panfleto de sensibilização elaborado pelos alunos),  assim como sacos fornecidos pelo comércio local .

 -- No final da tourada observar se efectivamente houve colaboração das pessoas e fazer registo fotográfico, que terá tratamento adequado nas aulas de informática.

 -- Apresentar o projecto à Praia Ambiente e à Câmara Municipal, para que ela própria continue esta campanha, sugerindo-lhes que façam esta mesma distribuição aos mordomos aquando vão fazer licença de tourada (compromisso).

-- Divulgar o projecto no blogue  http://a21eebipv.blogspot.com/
 e no site  http://www.edu.xunta.es/centros/ceipvirxedoportal/.


CALENDARIZAÇÃO: 28 de Maio / 17h30/ Poço da Areia _ Praia da Vitória

PREPARAÇÃO DO MATERIAL:
Alunos: Elaboração do panfleto (publishan)
Patrocinadores: Impressão dos panfletos e fornecimento de sacos

RESPONSÁVEIS :
Alunos da Turma Despiste e Orientação Vocacional
Clube do Ambiente
Professores Rosa Medeiros, Paula Matos, Paula Sousa, António Borba, entre outros da Básica Integrada da Praia da Vitória

COLABORADORES:
CASA CHEIA
CLUBE DO AMBIENTE
ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO
FOTAÇOR
GRAÇA MINI- MERCADOS
LUIZES
PALMIRA TECIDOS
PAPELARIA 96
PRAIA AMBIENTE
PSP
______________________________________________________________

OBSERVAÇÃO/RESULTADOS: De facto no final da tourada a rua estava praticamente limpa. Aprendemos que:
* UM SACO NO BOLSO FAZ MILAGRES E QUE A PRESSÃO SOCIAL TAMBÉM EDUCA! * 
O VIDEO DEMONSTRA-O:
 



Desdobrável : elaborado pelos alunos com a coordenação de Paula Matos