A Agenda 21 escolar reflecte o compromisso de cada comunidade escolar em desenvolver a qualidade e a sustentabilidade do centro educativo e do seu meio local, a nível ambiental e social envolvendo todos os seus membros.

Na sequência da participação nas “Xornadas de reflexión e divulgación da a21eg” iniciou-se a experiência de implementação da A21 Escolar na EBI PV.Partilhamos convosco o desenvolvimento da mesma!


sexta-feira, 3 de junho de 2011

REQUALIFICAÇÃO DE RAMPAS

 
ASSUNTO:  Requalificação de Rampas 

ENQUADRAMENTO: A actividade que se segue surge no âmbito da participação no projecto eTwinning “ Vamos melhorar o nosso m2”, cujo principal objectivo é tornar o nosso espaço melhorado aos mais diversificados níveis. A nossa colaboração torna-se essencial e os resultados poderão ter repercussões aos mais varados níveis: físico, emocional, ambiental entre outros.

Estão envolvidos neste projecto escolas parceiras dos países; Espanha, Turquia e França.
A actividade decorre paralelamente, no decurso da implementação da A21 Escolar na EBIPV.


FUNDAMENTAÇÃO: No decorrer do trabalho com a turma OPII-2, foram trabalhados aspectos que os alunos gostariam de ver melhorados, tentando-se encontrar soluções que visassem o seu melhoramento. Após a observação do que poderíamos mudar na nossa escola apontando para uma maior eficiência e optimização verificou-se a seguinte situação:

- As duas rampas que servem de acesso ao corredor das salas trinta, ao serviço da reprografia, Jardim-de-infância, UNECA Autista, Sala Multiusos, Sala de Auxiliares e refeitório, são rampas que embora paralelas às escadas, são muitíssimo utilizadas e percorridas diariamente por todos os utentes da escola, cobrindo os mais diversos serviços. Referimo-nos aos mais variados contextos; transporte de leite, cadeiras de rodas, transporte de tabuleiros de refeição…entre outros.

- São rampas largas (1,83cm e 1,59cm), de material apelativo e de bom trato, mas cuja aderência revela-se menos boa, principalmente nos dias de chuva, cujo piso é manifestamente escorregadio.

Após a análise da situação exposta propôs-se que as rampas fossem requalificadas, bastando para tal a colocação de fitas anti-derrapantes, que pudessem ajudar a colmatar esta situação.


OPERACIONALIZAÇÃO: Os alunos da turma OP II- 2 propõem ao conselho Executivo a compra das fitas anti aderentes, a fim de, poderem cumprir o plano de acção que se segue.

PLANO DE ACÇÃO: Após as medições e cálculos efectuadas pelos alunos, bem como a obtenção da verba necessária para a compra do artigo definido, sugere-se:

- O corte das tiras, actividade a ser feita na aula de Matemática, pelos alunos do OPII-2;

- Colocação das tiras nas rampas pelos alunos da turma OPII-2 e turma de Despiste e Orientação Vocacional.

- Deverá, ainda, fazer registo fotográfico, que terá tratamento adequado nas aulas de informática.

- Divulgar o projecto no blogue  http://a21eebipv.blogspot.com/



CALENDARIZAÇÃO: Semana de 30 de Maio a 3 de Junho


RESPONSÁVEIS:
Alunos das Turmas OPII-2 e Despiste e Orientação Vocacional
Professores Paula Sousa, Rosa Medeiros, Paula Matos, Lubélia Martins e Maria Antónia Martins.
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O m2 acredita que o Conselho Executivo não será insensível  à proposta da turma pelo que, irá seguramente solucionar este problema!  Até lá aguardaremos tranquilamente com a certeza de termos feito o nosso melhor! Vejam: