A Agenda 21 escolar reflecte o compromisso de cada comunidade escolar em desenvolver a qualidade e a sustentabilidade do centro educativo e do seu meio local, a nível ambiental e social envolvendo todos os seus membros.

Na sequência da participação nas “Xornadas de reflexión e divulgación da a21eg” iniciou-se a experiência de implementação da A21 Escolar na EBI PV.Partilhamos convosco o desenvolvimento da mesma!


quarta-feira, 18 de maio de 2011

O QUE FAZ O GABINETE DE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS DA EBI DA PRAIA DA VITÓRIA?! ( m2 foi descobrir)

O Gabinete de Mediação de Conflitos foi iniciado no primeiro período lectivo do ano 2009 - 2010, com algumas formações, sucessivas, nas quais participaram elementos de diversas escolas da ilha Terceira onde o projecto deveria ser implementado.
No segundo período lectivo foi implementado o Programa e disponibilizada informação aos alunos, professores e funcionários da escola, sobre os moldes de funcionamento do mesmo.
O Gabinete tem mantido, desde essa altura, um horário de funcionamento em todos os dias de actividade lectiva, encontrando-se, em permanência, professores com disponibilidade para atender os alunos no âmbito da mediação e nos moldes em que a mesma deveria ser efectuada.
A par da vertente de mediação foram criadas tutorias para acompanhamento de alguns alunos que o Serviço de Psicologia e Orientação da escola (SPO) havia sinalizado como tendo problemas de comportamento e absentismo.
É também diferenciável a missão do gabinete no que se refere ao acompanhamento personalizado que efectuou ao longo do ano, a alunos que procuravam o gabinete para aconselhamento pessoal sobre os mais diversos problemas e questões do foro pessoal de cada um.
Finalmente, é de referir que são intervenientes, no processo de gestão de conflitos, os Docentes nomeados responsáveis do projecto, o Director de Turma do aluno ou alunos em causa e, se necessário, o Psicólogo da escola. Estes últimos sempre que sejam solicitados por conveniência da situação ou para garantia de uma abordagem em benefício de uma melhoria dos protagonistas da situação – as vitimas e os agressores. Os Encarregados de Educação podem ser chamados a intervir no processo, dependendo da gravidade dos conflitos.
A equipa,
Gabinete de Mediação de Conflitos, EBI da Praia da Vitória, 2011