Estimados colegas em especial as professoras Dona Rosa e Dona Paula:
Estes têm sido meses de trabalhos partilhados, embrulhados com emoções, risos, presas, confidências, aprendizagens, descobertas... Têm sido tempos de alegres compromissos, de estudos paralelos em distintos países, ao guarda-chuvas de diferentes línguas e culturas... Têm sido dias de descobrir que, no fundo, nós as pessoas estamos necessitadas de partilhar o que fazemos, embora não conheçamos o rosto de quem nos lê.
A conjectura actual, nos faz estudar, avaliar, retomar, reconduzir... O último mês de cada ano académico é tempo de ver da utilidade, da necessidade de programar novamente, mas melhor, o que no próximo ano será a nossa ocupação académica... E os resultados deste estudo têm sido maravilhosos: lá ficam o blogue e a web nos que se recolheram os trabalhos, mas, além disso, o mais importante, é que ficam em todos nós as experiências e aprendizagens que nos fazem mais conscientes da necessidade de comprometer-nos com o nosso ambiente, o mais próximo, mas, especialmente, nos fizeram conscientes da capacidade real que temos para melhorar o Planeta, cada dia, com repercussões a nível mundial.
Essa é, certamente, a filosofia da Agenda 21 Escolar: actuar localmente pensando globalmente. E considerar que cada pequena actuação tem uma repercussão real mundial.
A escola precisa da nossa implicação nestes programas ambientais, pois somos nós quem passamos os primeiros anos de construção de compromissos com os meninos e os jovens, é dizer, com a matéria prima do futuro nosso, do futuro de todos, também do seu próprio.
Fico feliz de ter participado, fico imensamente satisfeita com a progressão com que se envolveram no projecto, e que se percebe em cada post do blogue, fico feliz por termos trabalhado ao par. Não se sabe nunca o que o futuro nos depara, é o bom da sua surpresa, mas há algo que si sei: Vocês foram uma ventoinha de ilusão no desenvolvimento do trabalho que não se pode perder já nunca, fazem já parte do nosso ser porque construíram aprendizagens connosco, e, para o futuro, semearam necessidades de trabalhos partilhados nessa linha.
Todas as despedidas são um bocado tristes, mas fico com a esperança de que o descrito faça parte dos seus sentimentos, também, e em anos a seguir, haja experiências educativas que, numa feliz coincidência -planetária, embora virtual-, unam os nossos caminhos.
Envio os meus melhores cumprimentos aos nossos cumpridores de sonhos, estejam onde quiserem, para que fiquem atentos e sigam a fazer o seu presente. E, para Vocês, um monte de cumprimentos para os dias que não partilhemos e... outro de desejos de partilhar dias.
Susana Vázquez
Coordenadora da A21E_Galiza
Lugo, 27 Maio 11
^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^^