A actividade consistiu na abordagem do m2. Este foi trazido pela turma Cidadania 3 e entregue na sala. Dialogámos, pensámos e sabíamos que algo tinha de ser diferente… e a principal questão que despoletou o nosso trabalho foi:
“Se tivesse um metro quadrado como gostaria que estivesse?
Como se sentiriam as pessoas ao entrar no meu metro quadrado?”
Escrevemos algumas frases e palavras que nos fizessem lembrar as seleccionadas anteriormente. Identificámos que na escola havia falta deste elementos e que muitas vezes eram mal interpretados. Posteriormente construímos um logótipo para cada sentimento de modo a ser operacionado como um sinal…
De modo a dar a conhecer a toda a comunidade escolar o metro quadrado da turma, construímos um em cartolina, dividido em faixas. Em cada uma das faixas foram desenhados aspectos dos sentimentos e atitudes seleccionados à priori. Efectuamos pesquisas, dialogámos e procurámos imagens que despoletassem ou demonstrassem atitudes e sentimentos que colámos em faixas, articulando como se tratasse de um crucigrama. O objectivo era observar os logótipos olhar para as faixas do metro quadrado e pensar nos sentimentos ou atitudes que lhe eram sugeridas pela faixa de imagens. Fazer deslizar a faixa de imagens para baixo e descobrir a palavra sugerida pelas imagens. Uma sugestão ilustrativa com apelo consciencialização e à melhoria da auto-estima, da comunicação, do relacionamento interpessoal, da autoconfiança e da assertividade.Soluções/ conclusões:
Acreditamos que para lidar com os desafios actuais, os alunos precisam de desenvolver um reportório cada vez mais elaborado de competências sociais, pois estas são consideradas indicadores do ajustamento psicossocial e de perspectivas positivas para o desenvolvimento. Desta forma, este projecto permitiu a gestão integrada dos empreendimentos, incluindo a discussão das melhores estratégias, a realização de estudos iniciais, a coordenação dos esforços, o emprego racional dos recursos e a tomada de acções correctivas. Foi uma mais-valia para a atenuação dos problemas identificados. Sandra Leite e Patrícia Breites (UNECA Socioeducativa – Turma Cidadania 1+2)
Segue o nosso trabalho no link:
http://flixtime.com/video/detail/99f5d2b3b7fc12e83a8dad104db8d964haxndCvbfFjYe1RysE/