A Agenda 21 escolar reflecte o compromisso de cada comunidade escolar em desenvolver a qualidade e a sustentabilidade do centro educativo e do seu meio local, a nível ambiental e social envolvendo todos os seus membros.

Na sequência da participação nas “Xornadas de reflexión e divulgación da a21eg” iniciou-se a experiência de implementação da A21 Escolar na EBI PV.Partilhamos convosco o desenvolvimento da mesma!


quarta-feira, 25 de maio de 2011

VAMOS MELHORAR O NOSSO M2 COM SENTIMENTOS E ATITUDES!


 VAMOS MELHORAR O NOSSO M2 COM SENTIMENTOS E ATITUDES!
A actividade consistiu na abordagem do m2. Este foi trazido pela turma Cidadania 3 e entregue na sala. Dialogámos, pensámos e sabíamos que algo tinha de ser diferente… e a principal questão que despoletou o nosso trabalho foi:

“Se tivesse um metro quadrado como gostaria que estivesse?
Como se sentiriam as pessoas ao entrar no meu metro quadrado?”

De imediato os alunos escolheram algo que gostariam de mudar sendo seleccionados os seguintes: Amizade; Felicidade; Paz; Saúde; Ajuda; Fé; Amor; Trabalho e Limpeza.

Escrevemos algumas frases e palavras que nos fizessem lembrar as seleccionadas anteriormente. Identificámos que na escola havia falta deste elementos e que muitas vezes eram mal interpretados. Posteriormente construímos um logótipo para cada sentimento de modo a ser operacionado como um sinal…


 De modo a dar a conhecer a toda a comunidade escolar o metro quadrado da turma, construímos um em cartolina, dividido em faixas. Em cada uma das faixas foram desenhados aspectos dos sentimentos e atitudes seleccionados à priori. Efectuamos pesquisas, dialogámos e procurámos imagens que despoletassem ou demonstrassem atitudes e sentimentos que colámos em faixas, articulando como se tratasse de um crucigrama. O objectivo era observar os logótipos olhar para as faixas do metro quadrado e pensar nos sentimentos ou atitudes que lhe eram sugeridas pela faixa de imagens. Fazer deslizar a faixa de imagens para baixo e descobrir a palavra sugerida pelas imagens. Uma sugestão ilustrativa com apelo consciencialização e à melhoria da auto-estima, da comunicação, do relacionamento interpessoal, da autoconfiança e da assertividade.

Soluções/ conclusões:
Acreditamos que para lidar com os desafios actuais, os alunos precisam de desenvolver um reportório cada vez mais elaborado de competências sociais, pois estas são consideradas indicadores do ajustamento psicossocial e de perspectivas positivas para o desenvolvimento. Desta forma, este projecto permitiu a gestão integrada dos empreendimentos, incluindo a discussão das melhores estratégias, a realização de estudos iniciais, a coordenação dos esforços, o emprego racional dos recursos e a tomada de acções correctivas. Foi uma mais-valia para a atenuação dos problemas identificados.    Sandra Leite e Patrícia Breites (UNECA Socioeducativa – Turma Cidadania 1+2)
Segue o nosso trabalho no link:
http://flixtime.com/video/detail/99f5d2b3b7fc12e83a8dad104db8d964haxndCvbfFjYe1RysE/